STEMBot

Eramus+

Em curso

Ongoing

www.website.pt

??

A CEPROF é parceira do projeto STEMBot, que terá uma duração de 30 meses e que contará com parceiros oriundos de França, Bélgica, Estónia, Macedónia do Norte e Eslovénia.

 

Este projeto visa conceber uma forma inclusiva e inovadora de ensino e aprendizagem, adequada aos desafios globais do mundo atual e contribuir para estimular o interesse pelas disciplinas STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) entre os alunos situados na faixa etária dos 12 aos 16 anos. O objetivo principal passa por dar vida à matemática e às ciências, mostrando aos jovens como o conhecimento das STEM é aplicável fora da sala de aula, convidando-os a realizar experiências práticas. Com a ajuda de um “chatbot”, um programa de computador que utiliza a Inteligência Artificial (IA) para conduzir conversas, os estudantes terão acesso a vídeos de experiências práticas e, assim, verão como a ciência funciona no mundo real, em vez de apenas no papel.

 

Objetivos:

  • Promover o interesse e a excelência em ciência, tecnologia, engenharia e matemática;
  • Atacar desvantagens de aprendizagem, abandono escolar precoce e baixa proficiência em competências básicas;
  • Abordar a transformação digital através do desenvolvimento da prontidão, resiliência e capacidade digital;
  • Criar um “chatbot” pronto a usar, com vídeos e lições, bem como métodos eficientes e guias de implementação e de boas práticas de fácil utilização.

 

Resultados esperados:

  • Métodos e ferramentas de ensino inovadores e inclusivos, reforçando as competências digitais de professores e alunos;
  • Melhoria da acessibilidade da educação em linha para estudantes com necessidades específicas;
  • Promoção de práticas inclusivas de ensino em linha e à distância entre os educadores;
  • O guia introdutório “STEM: do interesse à integração” com base em literatura existente;
  • 20 tutoriais em vídeo de experiências científicas;
  • A ciência por detrás das experiências (20 lições e pelo menos 5 FAQs e exercícios sobre cada tópico abordado nos vídeos);
  • STEMBot – chatbot para temas STEM;
  • Guia pedagógico sobre como utilizar o STEMbot com base em literatura e recomendações de especialistas;
  • Guia sobre como criar um chatbot para a aprendizagem das STEM.

STEMBot

Título

STEMBot

Programa

Erasmus +

Ação-chave

KA220-SCH – Parcerias de cooperação na educação escolar

Estado
A decorrer

Data de início

01-11-2021

Data de fim

01-05-2024

Website

Brevemente disponível

 

SCS LogoPsyCom (Belgium/Bélgica)

Narva Pähklimäe Gümnaasium (Estonia/Estónia)

SOU Jane Sandanski Strumica (The Republic of North Macedonia/República da Macedónia do Norte)

GoINNO Institute (Slovenia/Eslovénia)

CEPROF – Centros Escolares de Ensino Profissional, Lda. (Portugal/Portugal)

Para mais informações contacte

ceprofprojectmanagement@gmail.com

??

CEPROF is partner of the STEMBot project, which will last for 30 months and has partners from France, Belgium, Estonia, North Macedonia, and Slovenia.

 

This project aims to offer an inclusive and innovative way of teaching and learning, suitable for global challenges in todays’ world and to help avoiding the drop of interest for STEM subjects among students between 12 and 16. The goal is to bring mathematics and science to life, show girls and boys how STEM knowledge is applicable outside of the classroom and give them the practical experiences they crave for using an innovative approach. With the help of a chatbot, a computer programme using Artificial Intelligence (AI) that can conduct conversations, students will get access to videos of practical experiments and thus see how science works in the real world, instead of only on paper.

 

Objectives:

  • Promote interest and excellence in science, technology, engineering, and mathematics;
  • Tackle learning disadvantage, early school leaving and low proficiency in basic skills;
  • Address digital transformation through development of digital readiness, resilience and capacity;
  • To provide them with ready-to-use chatbot, videos and lessons, as well as efficient methods and user-friendly guides of implementation and best practices.

 

Expected results/outcomes:

  • Innovative and inclusive teaching methods and tools, enhancing digital skills of teachers and students;
  • Improvement of online education accessibility for students with specific needs;
  • Promotion of inclusive practices for online and distance learning among educators;
  • The introductory guide “STEM: from interest to integration” based on existing literature;
  • 20 science experiments video tutorials;
  • The science behind the experiments (20 lessons and at least 5 FAQs and exercises on every topic addressed in the videos);
  • STEM bot – chatbot for STEM subjects;
  • Pedagogical guide on how to use the STEM bot based on literature and expert’s recommendation;
  • Creation guide on how to create a chatbot for STEM learning.

STEMBot

Title

STEMBot

Programme

Erasmus +

Key Action

KA220-SCH – Cooperation partnerships in school education

Status
Ongoing

Start Date

01-11-2021

End Date

01-05-2024

Website

Coming soon

SCS LogoPsyCom (Belgium/Bélgica)

Narva Pähklimäe Gümnaasium (Estonia/Estónia)

SOU Jane Sandanski Strumica (The Republic of North Macedonia/República da Macedónia do Norte)

GoINNO Institute (Slovenia/Eslovénia)

CEPROF – Centros Escolares de Ensino Profissional, Lda. (Portugal/Portugal)

For further information please contact

ceprofprojectmanagement@gmail.com