TAC

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🇵🇹

SPEL é parceira do Projeto Europeu TAC – Teaching AD(H)D Children, o qual será implementado entre 2022 e 2024. A parceria inclui parceiros da Alemanha, Bulgária, Áustria, Irlanda e Portugal.

O projeto TAC consiste na consideração dos métodos de ensino europeus e a sua adaptação, ou falta dela, no acolhimento crianças que apresentam comportamentos de TDA(H)- Transtorno do Deficit de Atenção (com Hiperatividade).

O projeto propõe-se a alcançar os seguintes objetivos principais:

– Formar adequadamente professores e estudantes de educação acerca das causas, natureza do diagnóstico e performance das crianças que apresentam comportamentos de TDA(H)- Transtorno do Deficit de Atenção (com Hiperatividade);

– Prevenir o diagnóstico médico prematuro das crianças e o uso de medicação;

– Oferecer aos professores informação suficiente sobre a forma mais correta de lidar com alunos e alunas com TDA(H) e a possibilidade de os poderem ajudar da forma mais apropriada;

– Adaptar o currículo escolar a cada aluno e não vice-versa;

– Tornar as escolas (básicas e secundárias) mais acessíveis para os alunos que possuam um transtorno do deficit de atenção;

– Prevenir o abandono escolar por parte das crianças e a demissão dos professores causada pela falta de motivação para o ensino);

– Tornar o apoio ao ensino das crianças com TDA(H) mais acessível recorrendo aos recursos existentes nas escolas públicas, tornando eficaz a aprendizagem dessas crianças e reduzindo o encargo dos pais proveniente do recurso a escolas/instituições privadas;

– Reduzir o stress e a exaustão por parte dos professores e auxiliares na escola.

O projeto alcançará os seguintes resultados finais:

– Criação de um currículo especial para que os professores (e educadores) consigam lidar com crianças com TDA(H) quando integradas numa turma regular;

– Oportunidades de formação dos professores (e estudantes de ensino) baseado em três focos principais:

*Formação presencial no que concerne as aptidões e competências essenciais para lidar com crianças com TDA(H) com o valor para aqueles que não conseguem estar presentes fisicamente;

                    *Documentos escritos para professores que ainda não tenham tido formação de TAC, mas que precisam do conhecimento básico para agirem rapidamente.

                    *Documentação do estudo piloto realizado por, pelo menos, 40 professores juntamente com a avaliação do relatório;

– Publicação de um documento científico;

– Resultados associados à colaboração dos parceiros e a reportagem correspondente à Agência Nacional.

 

  • Universitaet zu Koeln (Germany)
  • Die Berater Unternehmensberatungs Gesellschaft MBH (Austria)
  • Sociedade Promotora de Estabelecimentos de Ensino, Lda (Portugal)
  • Trakiyski Universitet (Bulgaria)
  • CATRO Bulgaria (Bulgaria)
  • Dublin City University (Ireland)

Para mais informações contacte

spelprojectmanagement@gmail.com

🇬🇧

SPEL is one of the partners of the European Project TAC – Teaching AD(H)D Children, which will be implemented from 2022 to 2024. The partnership includes Germany, Bulgaria, Austria, Ireland, and Portugal partners.

The TAC project consists of the European teaching methods’ consideration and their adaptation, or lack of it, to the accommodation of children who present AD(H)D (attention deficit (and hyperactivity) disorder) like behaviours.

This project established the following objectives:

– Train teachers and in-training teachers on the causes, diagnosis nature of AD(H)D students and their performance;

– Avoid premature diagnoses and drug treatment;

– Provide the educators with enough knowledge about the correct way of coping with an AD(H)D student and the capability of offering the right help most adequately;

– Adapt the curriculum to every student and not the opposite;

– Make public schools (primary and secondary schools) more accessible so students with AD(H)D;

– Prevent the school dropout and the left of the teachers (due to the lack of motivation to teach);

– Make affordable all the support children with AD(H)D need by evolving the resources public schools already have, helping those children’s learning process and reducing the parent’s financial burden from private schools/institutions;

– Reduce the stress and burnout rate of teachers and school aides.

 

The project will achieve the following results:

– Creation of a special curriculum so that teachers (and educators) can deal with children with AD(H)D in a regular class;

– Practice opportunities for teachers (and in-training teachers) based on three principal folders:

* In-personal training of the needed skills to deal with children with AD(H)D (worth 6 ETCs);

          * Online training, without in-person practice, to those that cannot be present in person;

           * Writing documents to teachers (and educators) who haven’t had TAC practice yet needs a fast answer.

– Documenting the pilot study of, at least, 40 teachers together with the report assessment;

– Writing a scientific paper;

– Results associated with the partner’s collaboration and its report to the National Agency.

 

  • Universitaet zu Koeln (Germany)
  • Die Berater Unternehmensberatungs Gesellschaft MBH (Austria)
  • Sociedade Promotora de Estabelecimentos de Ensino, Lda (Portugal)
  • Trakiyski Universitet (Bulgaria)
  • CATRO Bulgaria (Bulgaria)
  • Dublin City University (Ireland)

For further information please contact

spelprojectmanagement@gmail.com